Skip links

OPENDAY INNOVATION NPS®

Keep it simple, keep it pure, keep it NPS®

Grande parte da população mundial desconhece o impacto que os sistemas de purificação do ar têm na sua saúde. Por muito que o ar puro esteja associado com a vida ao ar livre, a verdade é que passamos em média 90% do tempo no interior dos diferentes edifícios onde habitamos ou levamos a cabo as nossas atividades diárias.

Espaços onde a renovação do ar não ocorre de forma natural carecem de sistemas capazes de garantir uma saudável respiração do edifício e de todos os seus ocupantes.

A Vieira & Lopes, detentora da marca OCRAMclima, tem como visão criar soluções inteligentes e globais para a purificação do ar interior dos edifícios. Dessa visão nasceu o Nano Purifying System – NPS®, a tecnologia de purificação do ar de múltiplas aplicações que vem revolucionar o modelo de renovação do ar em espaços fechados.

Fruto da investigação contínua entre a OCRAMclima e a Universidade do Minho, o NPS® permite a purificação do ar mesmo em ambientes sensíveis, com altos standards de controlo higiénico-sanitário e onde é prioritário controlar riscos de contaminação e impedir a propagação de infeções, como ambientes clínicos, garantindo a segurança de pacientes e profissionais de saúde.

O caminho do NPS®

Ganhar o Concurso Nacional de Inovação em 2012 na área de Clean Tech e Processos Industriais veio fortalecer a confiança e a relação de investigação com a Universidade do Minho. Uma orientação que conduziu à conquista da primeira fase do SME Instrument do programa Horizonte 2020, em 2018, e ao incentivo de 50 000€ para avançar com o protótipo do NPS®, agora com a o Selo de Excelência. Seguiram-se os convites para apresentar e defender a tecnologia NPS® em contexto internacional, como o da Procter & Gamble, em Bruxelas, no passado mês de Abril.

O potencial imenso da tecnologia levou a uma ampliação das áreas de atuação e ao desenvolvimento de uma nova vertente: o NPS® Master cuja comercialização de iniciou com a instalação num estratégico e conceituado grupo como a SONAE MC.

Ultrapassar as expectativas – NPS®

O NPS® foi planeado para ultrapassar as atuais expectativas no que a purificação do ar diz respeito. A eficiência e a versatilidade estão na sua génese, quer para sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) quer para o segmento doméstico. A instalação do NPS® concretiza:

  • A redução da carga microbiana, Legionella, TBC, Vírus, Ácaros e Fungos;
  • Remoção de odores e compostos orgânicos voláteis (COV);
  • O aumento da eficiência energética da UTA e melhoria da Qualidade do Ar Interior
  • Uma ação sem químicos e agentes de limpeza
  • A purificação do ar em diferentes tipos de aplicação e segmentos como saúde, alimentar, comercial, hotelaria, restauração, transportes, aeroportos, escolas/universidades, habitacional e outras edificações;
  • A possibilidade de uma instalação autónoma
  • Facilidade e baixos custos de manutenção

Deixe um comentárioLeave a commentLaissez un commentaireEfterlad en kommentar

Name*

Website

Comentário