Skip links

Projecto COVID-19_NPS

Código do projeto: POCI-01-02B7-FEDER-054534
Título do projeto: Projeto Funcionalização de um sistema de purificação de ar, NPS, para a inativação de COVID-19 em aerossóis
Tipologia do projeto: SI I&D Empresas – Individuais – COVID-19
Duração (meses): 12
Data de início: 01/05/2020
Data de fim: 31/05/2021
Promotor: Vieira & Lopes LDA

O projeto de SI I&D, promovido pela Vieira & Lopes Lda. consiste no desenvolvimento de um sistema de purificação do ar NPS, que utiliza radiação ultravioleta, superfícies foto catalíticas e filtragem eletrostática em simultâneo.

De relevância inquestionável em face da consciencialização crescente e preocupação com a qualidade do ar por parte dos cidadãos em geral e dos profissionais, o projeto responde com uma solução eficiente a todos os que têm como responsabilidade assegurar a qualidade do ar interior nos edifícios.

À combinação das várias tecnologias que integram o NPS para purificar, desinfetar e higienizar o ar saturado com a redução drástica de vírus, bactérias e fungos, junta-se ainda a relação qualidade-preço do equipamento, excelente para o consumidor.

Minimizar o risco de transmissão pelo ar da COVID-19 em espaços interiores

Desenvolvida com base na fonte: Morawska, et al., “How can air borne transmission of COVID-19 indoors be minimised?” - Environment International,2020

O objetivo do projeto é funcionalizar a superfície foto catalítica de forma a torná-la mais eficiente tendo em conta as características específicas do novo vírus SARS-COV-2. Para este propósito parte do projeto decorre no International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), entidade científica cuja função é fornecer e testar superfícies de nanotecnologia recorrendo aos equipamentos e técnicas mais recentes disponíveis no mercado, escaláveis e compatíveis com um volume de produção industrial. 

Em face das últimas evidências científicas que apontam o cobre como agente de inativação do SARS-CoV-2 em superfícies, o projeto procura aditivar e funcionalizar a superfície de cobre para quebrar a proteção externa do vírus e desde modo reduzir o tempo de exposição à radiação ultravioleta na destruição do RNA.

Na Universidade de Coimbra, tendo o Professor Doutor Manuel Gameiro, da Universidade de Coimbra (UC), como responsável por tratar a parte da funcionalização de escoamentos do equipamento tendo em vista os novos dados sobre o comportamento deste tipo de vírus em propagação no ar ambiente, através da utilização de um manequim funcional. Ainda na segunda fase de testes o projeto recorre à Faculdade de Medicina da Universidade Coimbra via ADAI, mediante o qual é comprovada a eficiência do equipamentos em casos reais nas zonas infetocontagiosas.

Deixe um comentárioLeave a commentLaissez un commentaireEfterlad en kommentar

Name*

Website

Comentário