Os primeiros desenvolvimentos que preparam o caminho
12 meses depois do início do projeto SATO os acontecimentos progridem em conformidade com a agenda delineada. Foram identificados 15 casos de utilização de alto nível (HLCU) em cinco áreas complementares do SATO: Monitorização, Auto-avaliação e benchmarking, Visualização, auto-otimização, e Controlo. As 15 HLUCs foram preparadas para demonstrar no seu todo os benefícios da plataforma e dos serviços SATO. Foram seguidamente divididos em 37 casos de utilização primária para garantir a sua eficácia das soluções e a sua aplicabilidade em diferentes cenários. Todos os casos dos projetos piloto serão submetidos a testes de validação.
Como pode observar-se na Figura 1, abaixo, a Plataforma SATO tem um papel fulcral em todos os Casos de Utilização. Todos os dados gerados, quer externamente (através de sensores ou dados de terceiros), quer internamente serão armazenados e distribuídos a partir da plataforma SATO.

Figura 1: Descrição das interações entre as diferentes áreas, atores e HLUCs
Uma HLUC específica vai analisar a conexão entre a Plataforma SATO e os equipamentos dos edifícios, bem como os componentes que os constituem (EBC), estando pronta para receber dados em tempo real relativos à performance do edifício e às condições no seu interior – concretizando assim a auto-avaliação (SAF) contemplada no projeto. Os serviços de Auto-otimização da plataforma SATO são viabilizados pelos SATO BMS e SATO APL.
O objetivo final é proporcionar a locatários, proprietários ou gestores de edifícios o acesso a informação guiada por dados concretos sobre a performance e inteligência do edifício e dos seus equipamentos através da Plataforma SATO & APP.
A demonstração do consumo energético do edifício e dos comportamentos de uso deverá aumentar o reconhecimento por parte de utilizadores da SATO acerca do seu próprio perfil de consumo energético, conduzindo a uma mudança para comportamentos mais sustentáveis.
Outra HLUC irá focar-se nas ações de otimização da eficiência energética aplicada ao tecido de elementos estáticos e dinâmicos do edifício, equipamentos técnicos, eletrodomésticos, e carregadores de veículos e baterias. Também aqui os Serviços de Auto-otimização da SATO serão implementadas com os contributos recebidos do SATO SAF com vista a atingir cinco objetivos:
- Redução das necessidades energéticas para aquecimento, arrefecimento, ventilação, água quente para consumo doméstico e iluminação;
- redução do total de energia primária consumida;
- otimização da eficiência energética dos equipamentos;
- otimização dos custos de energia e capacidade;
- otimização do Auto-consumo, a SATO APP permite aos utilizadores selecionar uma estratégia prioritária a aplicar.
Por último há que salientar ainda o enorme campo de oportunidade que este trabalho leva a todos os membros do consórcio e stakeholders para supervisionar cada solução planeada, estabelecer correlações entre estas e definir, a partir desta arquitetura centrada de recursos, um conjunto de requisitos para as suas próprias soluções baseada nas caraterísticas e qualidades da plataforma SATO.
Consortium:

