Skip links

A VLOPES MUDA DE CASA

O mês de Setembro de 2021 ficará registado na história da VLopes pela chegada de toda a equipa à nova casa acabada de construir em Prado, Vila Verde. 

Dois anos depois do arranque da sua construção, o edifício ficou pronto para receber no mesmo espaço toda a equipa da VLopes a operar em Portugal. Um investimento de cerca de 3 milhões de euros que têm como principal objetivo acomodar os esforços produtivos resultantes da crescente demanda para os produtos comercializados pela VLopes, sob a marca OCRAMclima. Este incremento é resultado do aumento da notoriedade da marca OCRAM e do reconhecimento do mercado relativamente à excelência das suas soluções. A linha de produtos tem registado uma evolução qualitativa na sequência da aposta estratégica da marca em Investigação e Inovação. A reputação da empresa em solo nacional é ainda reforçada pelo sério processo de internacionalização em curso que tem deslocado as soluções de ventilação e purificação do ar interior da OCRAM para as mais diversas latitudes.

UM NOVO ESPAÇO COM LUGAR PARA TODA A EQUIPA

O novo edifício tem uma área de implementação total de 8324 m2 e alberga 13 departamentos, nos quais se inclui o setor de Investigação e Desenvolvimento dedicado ao design de novos produtos.

A área total de produção ocupa 4500m2. Há 5 Setores dedicados ao fabrico e assemblagem de Unidades de Tratamento de Ar e uma linha de produção exclusivamente dedicada aos purificadores de ar com a Tecnologia NPS®. O espaço produtivo conta com um setor exclusivamente dedicado à pintura e um setor de Corte e Quinagem equipado com sistemas automáticos que garantem uma construção e acabamento dos equipamentos com qualidade de excelência. A nova estrutura produtiva está alinhada para responder de forma eficaz a prazos de entrega, criar novos processos produtivos e dar prioridade à melhoria constante da qualidade de todos os produtos.

Há ainda 900m2 reservados a espaço de escritórios onde se encontram os diversos departamentos de suporte ao desenvolvimento da atividade nacional e internacional da VLOPES.

UM COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE E COM O AR PURO

Na VLOPES estamos comprometidos com uma visão de longo prazo e sabemos que a importância de ir mais além na superação de desafios ambientais começa dentro de portas e com o bem-estar e responsabilidade de todos. O edifício acolhe a equipa num ambiente luminoso e confortável, tendo como preocupação a sustentabilidade e a redução da pegada ecológica.

No novo edifício a preocupação com a redução do consumo energético e a procura de alternativas sustentáveis é já uma realidade. O interior de fábrica e escritórios recorre a um sistema inovador de energia geotérmica com 10 furos que atingem 125 metros de profundidade e asseguram a estabilidade da temperatura interior.

Sendo a purificação do ar parte da missão da empresa, não é de estranhar que as novas instalações levem aos seus ocupantes a melhor qualidade do ar e segurança que ultrapassa os atuais níveis de exigência para os edifícios.

Os escritórios estão equipados com o sistema NPS® de purificação de ar desenvolvido dentro da OCRAM que integra filtros HEPA de alta eficiência semelhantes aos usados nas salas de cirurgia. Ainda que sejam observadas as diretrizes da Direção Geral de Saúde para o atual contexto pandémico, há uma atmosfera controlada que não apresenta o mínimo  risco de contaminação e que poderia até dispensar o uso de máscara.

A fachada do edifício é integralmente construída em vidro CLIMALIT. São 300 m2 um sistema de vidros desenhados para proporcionar conforto e poupar energia, reduzindo os gastos com aquecimento e arrefecimento do ar interior – permite menos perdas de calor no inverno e limita a entrada de calor no verão, ajudando a manter a temperatura constante no interior do espaço.

As paredes dos escritórios são também constituídas por 300m2 de vidro. O interior está equipado com 2 200m2 de tetos falsos,  600m2 de tetos laminados e 950m2 de soalho de madeira. O sistema de desenfumagem é composto por 12 clarabóias de proteção contra incêndio no espaço da produção.

Para coordenar e dirigir esta verdadeira orquestra de novas tecnologias, o departamento Solutions da OCRAM concebeu um sistema inteligente de Gestão Técnica Centralizada que acautela a deteção de presenças e regula a iluminação e o fluxo de ar condicionado no espaço.

O edifício desenhado sob o tom de modernidade em formas triangulares não é só o espaço a que chamamos casa, mas é um exemplo de acolhimento que estimula a produtividade, a colaboração e a flexibilidade entre todos os colaboradores e visitantes.

Deixe um comentárioLeave a commentLaissez un commentaireEfterlad en kommentar

Name*

Website

Comentário