Skip links

BRIGHT POST: um novo conceito de iluminação pública que é muito mais do que parece.

A BRIGHT está a construir com a OCRAMCLIMA um novo conceito de iluminação pública que foi apresentado na PORTUGAL SMART CITIES SUMMIT: um Poste Inteligente.

Numa SMART CITY nada será apenas o que parece ser. Cada elemento de uma cidade inteligente tem como base o conceito de múltiplas funcionalidades ou, para além da sua utilidade evidente, a responsabilidade ambiental. Sob a premissa de fazer sempre mais, com o mínimo de recursos, numa SMART CITY um poste de iluminação pública não será apenas uma luminária, mas será o que dele quisermos fazer.

Foi precisamente isso o que a BRIGHT exibiu nos três dias da PORTUGAL SMART CITIES SUMMIT, iluminada por uma ideia: um poste de iluminação, o BRIGHT POST, modular e multifunções, ou seja, um poste inteligente, cuja construção é da responsabilidade da OCRAMCLIMA.

A componente inteligente do poste consiste na integração de vários módulos numa estrutura única, que respondem às necessidades da comunidade onde está instalado e, por isso mesmo contribuem para melhorar a vida dos cidadãos. Os responsáveis de cada área urbana poderão selecionar múltiplos módulos, para além da luminária de via pública, em número e tipologia, a disponibilizar nos seus postes inteligentes.

O abandono progressivo dos motores a combustão e o predomínio crescente de frotas movidas a eletricidade tornarão imprescindível a inclusão de carregadores de EV de 22kw para os mais variados veículos elétricos. A segurança urbana poderá solicitar que sejam acopladas câmaras de vigilância  com software inteligente, capazes de proteger cidadãos e bens na via pública. Isto será razão mais do que suficiente para que cada poste possua também um ecrã informativo ou publicitário para os cidadãos, uma vez que os postes inteligentes não serão mais elementos do mobiliário urbanos pelos quais se passa com indiferença.

Na produção e montagem de cada BRIGHT POST em Braga, nas instalações da OCRAMCLIMA, poderá ser ainda integrado uma antena para distribuição de rede móvel 5G com todas as valias associadas. Sensores de qualidade do ar do ambiente e respetiva informação partilhada com os cidadãos ou ainda software inteligente para gestão eficiente dos recursos também fazem parte dos módulos disponíveis, ou não fosse a sua empresa construtora uma dos maiores players nacionais na área de AVAC e Purificação de Ar.

A utilidade do BRIGHT POST é tão obvia no presente, que não nos é difícil imaginar o futuro das nossas cidades com mais esta utilidade imprescindível no dia a dia dos cidadãos. Na verdade, só ainda não tira cafés… Mas, quem sabe? Pensando bem…

Deixe um comentárioLeave a commentLaissez un commentaireEfterlad en kommentar

Name*

Website

Comentário