Skip links

-

 

MENSAGEM DO CEO

 

 

 

 

Os historiadores do futuro terão a capacidade para decidir em que medida os eventos ocorridos em 2020 mudaram a história do mundo. Eu, porém, tenho uma certeza: o que vivenciamos este ano mudou para sempre a vida pessoal e profissional de cada um de nós.

Neste ano excecional em que fazer diferente foi o mote, a minha mensagem tem de começar por um agradecimento especial a todos os colaboradores que durante este ano se elevaram à altura de enormes desafios e, com profissionalismo, mantiveram viva a missão da organização. Mesmo num horizonte de incertezas o seu ânimo permitiu atingir os objetivos de garantir a qualidade das nossas soluções e produtos num momento especialmente sensível.
Uma palavra de apreço é devida igualmente aos fornecedores e parceiros pela disponibilidade para tentar chegar sempre mais longe – o que nos possibilitou criar respostas céleres e continuar a merecer dos clientes a confiança nas nossas soluções para melhorar a qualidade do ar interior dos seus espaços e limitar os riscos de contaminação colocados pela pandemia.
Refletindo sobre 2020, a palavra que mais me ocorre é resiliência. Quando a nossa atividade foi confrontada com provações nunca antes sentidas, foi a resiliência e a rápida capacidade de adaptação que alimentou a nossa continuidade.

 

A nossa operação não é de somenos importância em face da conjuntura atual. Pela posição no mercado AVAC mas essencialmente pelo sólido investimento que temos vindo a fazer no segmento da purificação. Mas ainda que estivéssemos certos da relevância da nossa aposta estratégica para a qualidade de vida e saúde das pessoas, 2020 trouxe maior reconhecimento do mercado, dentro e fora de Portugal.
Por isso o crescimento durante este período não é fruto do acaso, mas da nossa capacidade de ajuste a um mercado em mudança vertiginosa, do alinhamento estratégico e da decisão certa, na hora certa. O Relatório e Contas de 2020 demonstra que navegamos por tempos incertos em contraciclo com a conjuntura macroeconómica em Portugal e na Europa e o volume de negócios consolidado do Grupo VLopes registou em 2020 um crescimento de 18,5%. Este crescimento é também testemunha da saúde e crescente notoriedade da empresa e do negócio.
O ano agora concluído veio acelerar a concretização da nossa estratégia. Em Março de 2020, quando a pandemia elevou a fasquia para sistemas de purificação capazes de prevenir riscos de contaminação por SARS-CoV-2 e devolver as pessoas ao contacto social, a Ocramclima apresentou soluções com base na sua tecnologia patenteada NPS®. A empresa lançou no mercado o NPS® Clinical Clean, para criar quartos de pressão negativa com a urgência que se impunha, e o NPS® Optimal em versão Standard e XL, unidades portáteis de purificação de ar.
As centenas de unidades NPS® Optimal que foram, entretanto, introduzidas para purificar o ar no espaço hospitalar, também ergueram o nível de confiança e segurança na prestação de cuidados de saúde em áreas críticas, reduzindo de forma drástica os riscos de contaminação para utentes e profissionais. Casos como o Centro Hospitalar de Aveiro ou o Centro Hospitalar de Setúbal abriram as primeiras portas.
Posicionados para criar valor no setor da saúde, os nossos sistemas portáteis foram a resposta adotada por diversas tipologias como clínicas públicas e privadas, consultórios ou centros de atendimento em toda a Península Ibérica.

 

Os meses que se seguiram permitiram estender os equipamentos a outras áreas de negócio, nas quais é impossível prosseguir atividade sem contactos interpessoais, como edifícios dedicados a resposta social, lares e creches, escolas ou centros de dia. A expansão das áreas de negócio na purificação do ar abrangeu espaços comerciais e de serviços como é exemplo a rede de lojas Nespresso em Portugal, grandes superfícies ou espaços de bem-estar ou saúde visual, como cabeleireiros e Spas.
O ano de 2020 fica também marcado pela entrada da Ocramclima no Mercosul. Ponto-chave da estratégia de internacionalização, o projeto inicial teve lugar no Brasil, equipando o novo centro de distribuição da Amazon, em Cajamar, São Paulo. O centro logístico ocupa 55 000 m2, área equivalente a 5 campos de futebol. Houve ainda um reforço significativo da ação do grupo em Marrocos.
Apesar do impacto da Covid-19, a organização teve uma atuação que excedeu as expectativas e que permitiu compensar a quebra de atividade em França, onde os sucessivos confinamentos e imobilizações impediram uma operação contínua, especialmente no período inicial da pandemia.
Manter a empresa na linha da frente pressupõe uma avaliação consistente das alternativas para que soluções e produtos resultem numa agregação real de valor para cada stakeholder. O nosso foco na inovação para a qualidade do ar interior (QAI) e para a sustentabilidade é parte integrante da nossa atuação e o ano findo não foi exceção.
A VLopes integra o ambicioso projeto SATO – “Self-Assessment Towards Optimization of Building Energy” – aprovado em maio pelo programa Horizon 2020, para o triénio seguinte, com um valor total que ascende a mais de 7 milhões de euros. O projeto visa criar uma plataforma para otimizar a performance energética dos edifícios em tempo real e contribuir para ajudar os países a concretizar as metas climáticas. O projeto junta 16 parceiros europeus da academia e do setor público e empresarial como a EDP, Siemens ou Sonae.
Iniciamos ainda no ano transato o processo de certificação para a versão Master do NPS®, que foi desenhado para o tratamento de aerossóis na indústria alimentar e de panificação efetua a decomposição das moléculas de gordura por radiação UV-C. A declaração oficial com a certificação DMT da TÜV chegou na primeira metade de 2021 e veio coroar de êxito aposta de clientes como a SonaeMC que equipa todas as novas lojas com o NPS® Master.
Em maio de 2020 iniciamos também o processo SI I&D para o NPS® com o objetivo de funcionalizar a superfície foto catalítica e tornar mais eficiente na neutralização do novo vírus SARS-CoV-2. O projeto é levado a cabo em parceria com o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), e a Universidade de Coimbra.
O nosso comprometimento com a eficiência contínua levou-nos a usar todo o poder da criatividade como chave para contruir um melhor espaço de trabalho. As novas instalações ficaram finalmente concluídas apesar dos sucessivos confinamentos. A nova área de 4500 m2 que acolhe no mesmo espaço a produção e os restantes departamentos acomoda já parte da produção e de desenvolvimento de novos produtos. A satisfação cresce à medida que o espaço começa a laborar, enquanto recebe membros da equipa há longos meses em teletrabalho.
O moderno lugar a que agora chamamos “casa” trará novo alento aos valores de sempre: responsabilidade, inovação, flexibilidade e qualidade. Sempre com as pessoas em primeiro lugar, com quem partilhamos os sucessos, mas também jogamos a nossa própria sobrevivência.
Com orgulho, publicamos em Relatório os dados de uma organização que acredita que os melhores anos ainda estão para chegar.
Em 2020 experimentamos o poder dos acontecimentos, tiramos lições para a vida e aprendemos a transformar as adversidades em oportunidades, enquanto escrevíamos, sem saber, um grande capítulo da nossa história, do qual emergimos ainda mais fortes.
A todos, um brilhante futuro!
Marco Lopes