Skip links

INOVAÇÃO

SMART NPS®

Maior Qualidade do Ar, Maior Saúde!

A qualidade do ar no interior (QAI) dos edifícios é fundamental para a saúde, bem-estar e produtividade dos seus ocupantes. Os problemas relacionados com a falta de qualidade do ar tem profundos impactos socio-económicos: doenças graves que ultrapassam o limite dos problemas respiratórios, além da baixa produtividade e rendimento, etc.

O projeto SMART-NPS® tem como objetivo desenvolver um módulo de purificação de ar compacto e inteligente, como solução para neutralizar vírus, bactérias e outros agentes biológicos presentes no ar, em zonas de elevada contaminação.

SMART_NPS

Criar espaços de ar mais puro e seguro!

O módulo de purificação do ar compacto e multifuncional, vem dar resposta à recorrente necessidade do mercado para uma solução compacta, de elevado rendimento e altamente eficiente, cumprindo os mais rigorosos requisitos de ambientes sensíveis, como edifícios de serviços, espaços de saúde e bem-estar, áreas hospitalares e cleanrooms.

A combinação de tecnologias de tratamento de ar num único módulo, de formato patenteado é altamente flexível. Os testes da VLopes mostram que a poupança sob o custo total de propriedade é na ordem de 20% a 47%.

O presente projeto é uma ferramenta fundamental para que a VLopes possa rentabilizar, sob a forma de vendas, o investimento que tem realizado ao longo dos últimos anos em ações de investigação, desenvolvimento e inovação.

Destaques SMART_NPS

Tecnologia de nível Hospitalar

Lâmpadas germicidas UV-C não geradoras de ozono e filtros de alta eficiência f9 + hepa h14.

Eficácia Comprovada

Sistema único e tecnologia de ponta para a eficiência na qualidade do ar. 

Eficácia tecnológica testada em contexto hospitalar. 

Grande capacidade

Sistema inovador de recirculação e desinfecção do ar com capacidade para 1000m3/hora.

App de Interação

Controlo remoto e interação via mobile app.

Espaços de Aplicação

O SMART-NPS® leva purificação de ar de nível hospitalar a lares, clínicas, hotéis, escolas, ginásios, salas, hospitais, universidades, berçários e creches,  estúdios de yoga, lojas de retalho, escritórios, restaurantes, cafés, serviços públicos e outros. 

SMART_NPS

Desenvolvimentos operados!

O presente projeto foi estruturado de forma a englobar um conjunto de atividades que permitam otimizar, industrializar e demonstrar o conhecimento adquirido em atividades de ID, suportados por um plano de comunicação de produto.  

Neste sentido, o projeto estrutura-se de forma a englobar diversas atividades críticas para a obtenção de novos conhecimentos e capacidade de transformação de todo o conhecimento gerado em projetos I&DT em produtos comerciais, inovadores e diferenciadores no mercado global. 

Foram previstas 5 atividades, englobando 18 tarefas que se estendem por um período de 18 meses. As atividades encontram-se estruturadas de forma a garantirem o scale-up dos produtos/tecnologias e desenvolvimento de modelos demonstradores dos mesmos, tendo em conta a estratégia de marketing a desenvolver.  

OS elementos de ambas as equipas VLopes/Universidade do Minho, estudaram já, quer o posicionamento do módulo IoT do smartNPS quer ainda a planificação de condições de ensaio para a recolha de dados realistas. 

Dados experimentais do protótipo, na posse da Universidade do Minho, são fundamentais para o desenvolvimento da algoritmia. Esta dará ao sistema NPS o nível de “inteligência” planeado, de reação aos estímulos do sistema.

PROJETO SMART NPS

Apresentação à Comunidade Científica na International Conference Innovation in Engineering

Nos dias 28, 29 e 30 de junho decorreu no Hotel de Guimarães a Internacional Conference Innovation in Engineering, da qual a Vieira & Lopes teve o privilégio de fazer parte.

Enquanto principais participantes do “Energy Day”, que aconteceu no 3º dia do evento, pudemos dar a conhecer à comunidade científica o objetivo do Projeto smartNPS, através de uma apresentação de Emanuel Silva, um dos investigadores da TecMinho responsáveis pelo desenvolvimento do equipamento.

O Projeto smartNPS tem como propósito a criação de um módulo de purificação de ar multifuncional. Trata-se de uma solução compacta, de elevado rendimento e altamente eficiente, capaz de cumprir os mais rigorosos requisitos de ambientes sensíveis, como edifícios de serviços, espaços de saúde e bem-estar, áreas hospitalares e cleanrooms.

Organizada na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, pelos Centros de Investigação MEtRICs e Algoritmi, a ICIE’2022 esta foi já a 2ª edição da série de conferências sobre Inovação em Engenharia.